Voltar ao site

Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública discute produção de conhecimento para uma sociedade justa e igualitária em evento virtual, dia 10

· Notícias

O Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP) realiza uma série de encontros virtuais dentro da programação de lançamento de seu novo Manifesto. O debate "Produção de conhecimento para uma sociedade justa e igualitária", que ocorre no próximo dia 10, discute questões relativas à apropriação privada dos saberes que são produzidos a partir de pesquisas científicas desenvolvidas com recursos públicos. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) no YouTube, a partir das 19 horas.

Aspectos da privatização do conhecimento serão analisados por Soraya Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), universidade na qual também foi reitora, e pelos professores Bernardo Boris Jorge Vargaftig, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo) e José Domingues de Godói Filho, da Faculdade de Geociências da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). A mediação será da professora Cristine Hirsch, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e coordenadora do GT de C&T do ANDES-SN (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Manifesto

A privatização do conhecimento público é um dos eixos do Manifesto do MCTP, lançado em abril último (vídeo abaixo). No documento, o Movimento destaca que "impedir a apropriação privada do conhecimento produzido pelas instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras e aqueles produzidos com financiamento público é indispensável para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do País" e defende a chamada quebra de patentes para que a sociedade tenha acesso ao conhecimento gerado.

O Manifesto está disponível no Blog do Movimento  e está recebendo adesões por meio deste formulário.

broken image