Voltar ao site

Nota de Solidariedade ao Prof. Fábio Sobral (UFC) e aos seus alunos

· Notas

A Sinduece, em nome de todos os seus membros, expressa total solidariedade ao Prof. Fábio Maia Sobral, do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), e aos seus estudantes, especialmente aqueles que compõem o Centro Acadêmico Georgescu-Roegen.

Lamentamos profundamente as circunstâncias que levaram à sua renúncia ao cargo de vice-coordenador do curso. Bem sabemos das dificuldades enfrentadas por aqueles que se comprometem a construir uma pedagogia voltada para a mudança social e esbarra nos obstáculos da instâncias superiores, na falta de professores, infraestrutura e recursos financeiros.

Prof. Fábio é um exemplo de educador dedicado e comprometido, cuja paixão pela educação e pelo conhecimento é evidente tanto dentro quanto fora da sala de aula. A perseguição à sua atuação, que se opõe ao modelo comercial de ensino voltada ao capital e ao lucro, é um sinal de alerta a toda a categoria docente. Não podemos interpretá-la como caso isolado, mas sim, um reflexo de uma tendência preocupante.

Acreditamos firmemente que a universidade é um espaço de conhecimento, pesquisa e busca de soluções para a construção de uma sociedade mais igualitária. Portanto, é inaceitável que qualquer membro da comunidade acadêmica seja submetido a assédio institucional ou ideológico.

Estamos ao lado do Prof. Fábio e das/os estudantes dos Curso de Economia Ecológica nesta luta que deve ser de toda universidade. Apoiamos sua demanda por respeito, pela preservação de princípios pedagógicos profundos e pela não discriminação de professores por suas premissas teóricas. Unimo-nos às suas reivindicações pela criação de um departamento que abrigue o curso de Economia Ecológica, onde sejam pensados os ajustes necessários e onde os concursos sejam adequados às necessidades da formação teórica e prática.

A Sinduece está comprometida em continuar lutando contra todas as formas de assédio institucional, ao lado de todas/os aqueles que se opõem a essas práticas.

Por fim, gostaríamos de expressar nossa admiração ao Prof. Fábio e ao Movimento Estudantil da Economia Ecológica que segue firme, atuante e dando esperança para que a resistência continue diante do autoritarismo.