Nota de Solidariedade às famílias agricultoras sem-terra de Jaguaruana-CE
Nota de Solidariedade às famílias agricultoras sem-terra de Jaguaruana-CE
Ontem (26), a assembleia docente da UECE aprovou uma moção de apoio às famílias agricultoras sem-terra da Ocupação Gregório Bezerra II, localizada em Jaguaruana-CE, que foram alvo de ataques violentos de jagunços na madrugada de segunda-feira.
Em nota divulgada pela Organização Popular (OPA), a invasão ocorreu por volta de 2h30, quando cerca de 50 pistoleiros invadiram a ocupação. Utilizando-se de violência, terrorismo e ameaças, tentaram expulsar as famílias que haviam ocupado latifúndio fazenda Baquit no dia anterior.
O território da fazenda Baquit, desocupado há mais de 10 anos, já está em processo de destinação para reforma agrária pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), mas o processo encontra-se paralisado devido a discordâncias quanto ao valor da terra. As famílias haviam retornado à ocupação na tentativa de retomar o processo de reforma.
A violência no campo tem aumentado tanto no cenário nacional quanto estadual, com episódios recorrentes de massacres em ocupações (CTP Nacional, 2021) e a ineficácia do Estado em implementar políticas públicas efetivas para a reforma agrária, que beira a subserviência com os latifundiários. É imperativo que a função social da terra seja respeitada e que o direito à moradia seja garantido para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Cobramos uma posição firme do Governo do Estado em apoio às famílias da Ocupação Gregório Bezerra II, assegurando que sua dignidade e segurança sejam preservadas.
A organização também divulgou um pix para apoiar a luta das famílias, de número 88996450959 (em nome de José Magalhães), assim como pedido de solidariedade e repercussão do caso. A Sinduece manifesta seu irrestrito apoio a essa luta.
NENHUM CAMPONÊS SEM TERRA
NENHUMA FAMÍLIA SEM TETO
NENHUM TRABALHADOR SEM DIREITOS