Sinduece lança em assembleia da categoria campanha nacional do Andes-SN “Sou docente antirracista”
Sinduece lança em assembleia da categoria campanha nacional do Andes-SN “Sou docente antirracista”
Nesta segunda-feira (26), a Sinduece realizou a primeira assembleia docente após o encerramento do movimento paredista em 20 de junho. O evento, realizado no Auditório da PROGRAD - Campus Itaperi, contou com transmissão simultânea para os campi do interior e teve início com informes sobre as discussões do 67º Congresso Nacional do Andes-SN (CONAD). Durante a assembleia, foram eleitos o delegado e o observador que representarão a entidade no CONAD extraordinário, que discutirá o projeto de carreira única do Andes-SN. Esse tema tem ganhado destaque devido à centralidade das reivindicações docentes nas greves realizadas ao longo deste ano.
Campanha Sou Docente Antirracista
A assembleia também foi momento de lançamento da campanha "Sou Docente Antirracista", apresentada durante o 67º CONAD. A iniciativa visa implementar medidas práticas para o combate ao racismo nas universidades públicas, institutos e Cefets, tornando o enfrentamento ao racismo uma pauta unificada entre todas/todos as/os docentes. Na UECE, a campanha foi lançada pelos diretores da Sinduece, Diana Nara (FAFIDAM) e Pedro Wilson (FACEDI).
Rearticulação dos GTs
O combate ao racismo, além de ser pauta central do sindicato, é também foco de estudo dos Grupos de Trabalho (GT) do Andes-SN, especialmente do GTPCEGDS, que trata das Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual. Atualmente, o Sindicato Nacional conta com 12 GTs, dos quais seis são representados na Sinduece. A rearticulação desses grupos já começou por meio da página oficial da Sinduece, onde são apresentados os temas de discussão específica de cada GT. A direção do sindicato reforça a importância da participação ativa dos docentes nos painéis virtuais de apresentação de cada GT, que ocorrerão entre os dias 18 de agosto e 2 de setembro.
Raquel Dias, vice-presidente da Sinduece, anunciou ainda a realização de um seminário em novembro para discutir os seis GTs já reativados. Esse seminário será resultado das construções realizadas no momento reestruturação, que antecede o evento.
Eleição de Delegados
Para participar do CONAD extraordinário, que ocorrerá em outubro, docentes presentes elegeram por unanimidade, o presidente Nilson Cardoso como delegado, e como observadora, representante da base, a professora do Serviço Social, Virgínia Assunção.
Avaliação da greve
Na assembleia, o presidente da Sinduece, Nilson Cardoso, também avaliou a recente greve docente, que ocorreu entre abril e junho de 2024. Ele destacou como positivos os avanços conquistados, como a aprovação da Lei das Ascensões, que inclui o cargo de Titular no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), além da garantia do pagamento de retroativos para os pedidos abertos até 90 dias após a publicação da lei, e a retomada dos processos que estavam paralisados devido ao parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O presidente enfatizou a rearticulação da categoria, que passou de uma base de 370 para mais de 520 filiados, como um dos grandes resultados da greve, “viemos diante de um cenário de desarticulação do movimento docente, devido a pandemia, para onde a gente conseguiu retomar assembleias potentes e colocando um bom número de pessoas na rua”.
Em relação aos acordos de greve ainda pendentes, que seguem na diligência do sindicato, estão a publicação da lei de criação de cargos, o abono salarial previsto para a folha de pagamento de setembro, a ampliação das contratações de docentes no cadastro reserva e o reajuste salarial, cuja próxima rodada de discussões está agendada para setembro.