Voltar ao site

Presidente da Sinduece denuncia situação precária das Universidades Estaduais no podcast As Cunhãs

A situação precária das universidades estaduais do Ceará foi exposta nesta terça-feira (14), no episódio 171 do podcast As Cunhãs, com as informações disponibilizadas pelo presidente da SINDUECE, Nilson Cardoso. Além do baixo salário enfrentado por todos os servidores públicos do Ceará, a carência de docentes e a desvalorização dos Servidores Técnico-Administrativos compõem o contexto vivenciado pelas instituições.

A jornalista e uma das apresentadoras do podcast, Inês Aparecida, detalhou que, “por exemplo, URCA e UVA ainda não concluíram seus concursos e a cerca de 350 a 400 vagas. (Quanto à UECE) dos concursos realizados foram aprovados 385 professores, e chamaram 200”. Além disso, o presidente da SINDUECE compartilhou com a jornalista que todas/os as/os docentes aprovados serão convocados ainda este ano, mesmo diante da falta de locais para alocá-los. Essa decisão visa antecipar a convocação, uma vez que há uma previsão de falta de verba para o ano de 2024, o que poderia impossibilitar a convocação se não fosse realizada de forma antecipada.

Outro grande desafio compartilhado por Nilson Cardoso é a situação dos Servidores Técnico-Administrativos: baixos salários e plano de carreira defasado. “No Campus de Crateús da UECE, teve um concurso em 2017/18 e passaram cinco servidores e atualmente só restam 2 trabalhando”, expôs a jornalista. Além disso, os Campi do Interior como Aracati, Canindé, Quixeramobim dependem de auxílio da prefeitura em cederem seus servidores para auxiliar com a demanda, haja visto o número ínfimo de funcionários.

As Cunhãs é um podcast semanal sobre política cearense comandado pelas jornalistas Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes. O sucateamento com as Universidades Estaduais é denunciado pelo presidente da SINDUECE a partir de 39:46.

O episódio também contou com a participação da presidente do Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (FUASPEC), Ravenna Guimarães. Ela detalhou a Campanha Salarial 2024, que já está em andamento, e vem ganhando adesão dos servidores de todo o estado que reivindicam o reajuste salarial, pagamento das diárias e reajuste do vale alimentação. Também denuncia a falta de diálogo e compromisso do governador Elmano e de suas secretarias com a categoria, no minuto 31:41.