Voltar ao site

Primeira assembleia docente presencial desde o início da pandemia encaminha Dia de Mobilização na quarta (27)

· Notícias

A primeira assembleia docente realizada de forma presencial desde o início da pandemia foi marcada pela alegria do reencontro e pela avalição da necessidade de intensificar a mobilização da categoria. O auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi, em Fortaleza, recebeu na última quarta-feira (20)  o encontro de professores e professoras cuja pauta contou com poucos pontos, mas de fundamental importância para o futuro da universidade e da carreira docente.

broken image

A pauta da assembleia abordou as questões relativas à campanha salarial, com ênfase no concurso público e no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), e nas condições do retorno presencial às salas de aula, iniciado no fim do mês de março. A avaliação geral entre os presentes foi que é urgente investir no retorno ao corpo a corpo entre docentes para sensibilizá-los sobre as ameaças que estão postas, como a retirada da Dedicação Exclusiva (DE) das vagas do concurso e a modificação dos cargos da universidade aumentando as cadeiras para a Classe de Assistente. No momento do encontro no Itaperi, a Assembleia Legislativa do Ceará apreciava matéria para remanejar cargos na carreira de professor do grupo ocupacional Magistério Superior do quadro da UECE.

Entre os encaminhamentos aprovados de maneira unânime estão a promoção de um dia de mobilização na próxima semana, marcado para 27 de abril, com atividades de animação nos dias anteriores com conversas com professores e estudantes em todos os centros e faculdades da UECE, e a concepção de um calendário de atividades presenciais que aumentem a pressão sobre a Reitoria, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. "A ideia é colocar as pessoas em movimento, de denúncia, de exigência que o Reitor se coloque de forma explícita sobre as decisões que ele tomou sobre o concurso à revelia da comunidade acadêmica", explica Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE. Na agenda da próxima semana estão: reunião com movimento estudantil na segunda-feira (25) pela manhã, reunião do Conselho de Representantes no mesmo dia pela tarde e um dia de mobilizações na quarta (27) em todos os centros e faculdades.

broken image