Voltar ao site

Reitoria nega realização de audiência pública solicitada por SINDUECE; confira documento

· Notícias

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) negou através de ofício, datado do último dia 12, solicitação da SINDUECE para realização de audiência pública. O pedido foi formalizado pelo Sindicato após ato promovido no Campus do Itaperi, no dia 27 de abril, em que docentes e estudantes reivindicaram respostas da Administração Superior da UECE em relação à retirada da dedicação exclusiva dos concursos para professores efetivos e à aprovação da lei que remanejou cargos da carreira de Magistério Superior no quadro da instituição.

broken image

Ao contrário do compromisso assumido pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz, que no dia 27 recebeu a manifestação e afirmou que iria tentar viabilizar o espaço, no documento o reitor Hidelbrando Soares informa que receberá os membros da direção da SINDEUECE sempre que solicitado e que, por isso, considera "não ser necessário a realização de reuniões em formato de audiência pública". Confira a íntegra do texto ao fim da matéria.

Vale lembrar que o espaço para diálogo aberto com a comunidade acadêmica tem sido reivindicado pela seção sindical para que o reitor dê explicações sobre o processo de construção dos editais para professores efetivos lançados sem dedicação exclusiva e sobre a lei estadual nº 18.034/2022, aprovada a toque de caixa no dia 20 de abril 2022, na Assembleia Legislativa do Ceará, que remanejou cargos na carreira de professor do grupo ocupacional Magistério Superior do quadro da Fundação Universidade Estadual do Ceará-FUNECE. Os estudantes solicitam também ouvir da gestão respostas sobre as demandas discentes de assistência e por melhorias nas condições estruturais com o retorno presencial.

O desejo de diálogo foi expresso pela comunidade acadêmica no fim de abril com a realização da Semana de Lutas em Defesa das Universidades Estaduais, que contou com a participação de centenas de pessoas em atividades articuladas pelo Conselho de Representantes da SINDUECE no Campus do Itaperi, na FAEC, na FAFIDAM, na FACEDI, na FECLI e na FECLESC. Com a negativa da Reitoria para um espaço legítimo de diálogo, a seção sindical convida todos e todas a discutir durante a próxima assembleia docente, marcada para dia 20 de maio, estratégias para a continuidade da mobilização.

broken image