Voltar ao site

Reitorias divulgam manifesto conjunto em defesa da vida, da educação e da imunização para todos

Assinam os reitores da UECE, UVA, URCA, UFC e do IFCE

· Notícias,Notas

Os reitores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares; da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes; e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness, assinaram hoje, 21 de maio de 2021, manifesto conjunto em defesa da vida, da educação e da imunização para todos.

broken image

Em nota, os gestores das cinco Instituições de Ensino Superior (IES) se colocam contrários às iniciativas que visam ao retorno das atividades educacionais na modalidade presencial no atual momento, em que ainda há grande número de pessoas a serem imunizadas, não tendo alcançado nem 10% da população com a aplicação de duas doses.

“A vacinação é uma estratégia coletiva de imunização, motivo pelo qual sua eficácia depende do seu alcance a uma maioria. Infelizmente, esse ainda não é o cenário que vivenciamos hoje, agravado pela situação desigual nos aspectos econômico e social, além da desigualdade de acesso a serviços de saúde e de transporte. […] O distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos, indiscutivelmente, colaboram para reduzir o contágio, motivo pelo qual, enquanto não há vacina disponível para todas as pessoas, são as únicas medidas realmente eficazes no combate ao coronavírus.”

Os gestores afirmam ainda que estão cientes das dificuldades pedagógicas geradas, muitas delas, pelas condições de desigualdades de acesso às tecnologias e de adaptação às atividades remotas. Porém, a prioridade, neste momento, está relacionada à preservação da saúde e da vida de toda a comunidade acadêmica, salientam.

Fonte: ascom UECE.