Servidores realizam ato nesta quinta (6) para cobrar audiência pública com governadora Izolda sobre reposição salarial
Servidores realizam ato nesta quinta (6) para cobrar audiência pública com governadora Izolda sobre reposição salarial
A SINDUECE se soma aos servidores públicos organizados no Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) para realizar manifestação na manhã desta quinta-feira (6) em defesa da reposição salarial. Em nota, o FUASPEC denuncia que nos últimos sete anos o funcionalismo público cearense teve sua remuneração corroída em mais de um terço e mesmo assim o Governo do Estado não tem aberto diálogo com as entidades para negociar índice de compensação. A concentração do ato desta quinta está marcada para 9h, na Praça da Receita Federal, e de lá os participantes devem caminhar até o Palácio da Abolição. Para incluir facilitar a presença de docentes da UECE, a SINDUECE está disponibilizando um ônibus com saída às 8h30 do Campus do Itaperi.
Confira a nota abaixo e participe!
Servidores cobram audiência pública com Governadora sobre reposição salarial
Os servidores públicos estão na ponta da execução das políticas públicas que assistem toda a população, sobretudo a mais vulnerável. Eles estão nos hospitais, nas escolas, no departamento de trânsito, nas universidades, nos postos de saúde. No entanto, diante de qualquer crise, eles são os primeiros a sofrerem cortes de salário e supressão de direitos.
Durante a pandemia, os servidores públicos tiveram o salário congelado por dois anos. Na retomada econômica, é justo que reivindiquem a reposição das perdas salariais.
As perdas salariais acumuladas de 2015 até junho deste ano – descontando-se a reposição de 10,74% em 2022 – é de 36,65%. Ou seja, os servidores tiveram mais de 1/3 de seu salário corroído pela inflação.
É por essa razão que, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) realiza um ato unificado no Palácio da Abolição com o intuito de obter o agendamento de uma audiência pública com a governadora Izolda Cela em conjunto com os movimentos sociais, associativos, populares e indígenas. Na pauta principal, a reposição salarial dos servidores para o ano de 2023 – uma decisão que ainda cabe à atual governadora.
A reposição anual das perdas inflacionárias é um direito dos servidores, previsto em lei, e que vem sendo descumprido pelo governo estadual nos últimos anos.
Até 10/10 a Governadora Izolda Cela deve anunciar o percentual da reposição salarial das categorias de servidores/as na Lei Orçamentária Anual (LOA) sobre o qual queremos ter a oportunidade do dialogo.
Nota: ascom do FUASPEC.