Voltar ao site

SINDUECE e ME protocolizam pedido de audiência pública com Reitoria sobre concurso

· Notícias

Diretoras da SINDUECE e integrantes do Movimento Estudantil da Universidade Estadual do Ceará (UECE) protocolaram na tarde de quinta-feira (17) pedido de audiência pública com a Reitoria da Universidade para discutir as condições do concurso público. Segundo Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE, a solicitação formalizada à Administração Superior foi uma decisão da assembleia unificada das três seções sindicais que representam docentes das universidades estaduais que ocorreu na última segunda (14). "A gente espera que a resposta a essa solicitação ocorra o mais breve possível porque é uma necessidade urgente ter uma resposta sobre a realização desse concurso e sobre as condições dele, especialmente sobre a dedicação exclusiva".

broken image

Para o estudante de Física da UECE e integrante do Movimento Estudantil da UECE João Pedro, é importante que os estudantes apoiem "essa causa tão importante". "Desde 1995 não tem um concurso público sem DE [dedicação exclusiva] e é muito importante para que a universidade continue sendo exemplo de excelência no país". Já Virgínia Assunção, presidenta da seção sindical do ANDES-SN na UECE, concurso público sem dedicação exclusiva é golpe. "Por isso queremos discutir com a reitoria as condições do concurso", explicou.

Conforme dito pelo reitor, professor Hidelbrando Soares, na semana passada, as 693 vagas de docentes efetivos para as estaduais cearenses foram negociadas com Governo do Estado sem dedicação exclusiva. Essa decisão surpreendeu docentes das universidades estaduais, que têm se mobilizado desde então para que o edital não seja publicado desta forma. Nas palavras deles, a conquista da dedicação exclusiva foi fruto de uma luta histórica e é responsável por garantir o tripé ensino, pesquisa e extensão.