Voltar ao site

SINDUECE e SINDIUVA abordam Izolda Cela durante inauguração em Sobral

· Notícias

A SINDUECE saiu de Fortaleza com destino a Sobral no feriado da última quinta-feira (14) para, em articulação com a SINDIUVA, promover uma intervenção durante ato de inauguração que contaria com a presença da governadora Izolda Cela. Em meio à inauguração do Parque Lagoa da Fazenda, as bandeiras em defesa da universidade estadual e também de denúncia do concurso público sem Dedicação Exclusiva foram levantadas.

broken image

Na avaliação de Virgínia Assunção, presidenta da seção sindical que representa docentes da UECE, era muito importante ouvir da nova gestora o que ela pensa sobre o concurso. "Já tínhamos tido as abordagens ao [então governador] Camilo Santana em Limoeiro e pela SINDURCA no Crato. Nesses momentos vimos um jogo de empurra-empurra entre governador e reitores. Com a chegada da governadora [Izolda], a gente resolveu fazer uma nova intervenção, em Sobral, em articulação com a SINDIUVA", explicou. Ao fim do evento, a caravana docente conseguiu abordar a gestora atrás do palco do evento e apresentar a pauta de reivindicações, principalmente para que haja uma audiência em que a ela receba o Fórum das Três.

"Ela disse que iria sim marcar a audiência e ter referências para a discussão, porque tem também o argumento dos reitores e da SEPLAG [Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado], mas nós dissemos que gostaríamos muito de saber o impacto orçamentário com e sem Dedicação Exclusiva", reiterou Virgínia. Segundo a presidenta da SINDUECE, é importante resgatar as conquistas da luta docente e discente para que o anunciado maior concurso da História não pareça concessão do governo. "E o mais importante é o projeto de universidade que temos. Uma história que tem sido construída em 27 anos com concursos com Dedicação Exclusiva que nos trazem um verdadeiro aporte de produção docente, avanço das universidades no programa de pós-graduação e reconhecimentos por meio de premiações", enfatizou.

broken image