A SINDUECE participou na quarta-feira (15) pela manhã, junto às entidades que compõem o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (FUASPEC), de reunião na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). De acordo com a titular da pasta, Sandra Machado, os nomes que irão integrar a nova formação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) serão encaminhados ao governador e ela deverá ser instalada até março.
Na ocasião, os representantes dos servidores estaduais apresentaram a composição do índice de defasagem salarial, que nos últimos oito anos gerou um acumulado de 37,03%, e a proposta de reposição salarial: 15% a partir de 1º de janeiro; mais 15% a partir de 1º de maio e mais 7,03% a partir de 1º de setembro, totalizando 37,03%.
Ainda na reunião foi solicitada a manutenção e periodicidade da MENP, assim como a realização das mesas setoriais conforme frequência prevista em lei. As entidades aproveitaram a oportunidade para cobrar as ascensões funcionais relativas ao interstício 2020/2021, que deveriam ter sido implantadas em abril de 2022.
"Não tem nenhuma indicação para discutir com os servidores agora", disse a nova secretária durante o primeiro encontro entre representantes do governo e trabalhadores. "Números a gente sabe que aceitam várias interpretações, considerando algumas variáveis como concursos que foram realizados e reajustes que foram dados", complementou.
Com informações da ascom do FUASPEC e da comunicação do Sindicato dos Médicos. Imagens divulgadas pelo FUASPEC.