Voltar ao site

SINDUECE realiza plenárias online por centros e faculdades na segunda (22) e na terça (23)

· Notícias

A SINDUECE realiza na próxima semana duas plenárias online com a base para discutir os próximos passos da campanha salarial. Na segunda-feira (22), de 16h às 17h30, a Diretoria da entidade se reúne com docentes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mato (FAFIDAM), Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). No dia seguinte, terça-feira (23), no mesmo horário, é a vez de debater com professores da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), Centro de Humanidades (CH) e Campus do Itaperi. Na ocasião também será lançado o dossiê "Reposição Já - A luta pela valorização do trabalho docente nas universidades estaduais do Ceará", produzido pelo Fórum das Três.

broken image

Segundo o presidente da SINDUECE, Nilson Cardoso, as plenárias tem como objetivo preparar para a mobilização do dia 29 de maio, quando será feita paralisação de atividades acadêmicas para reforçar ato na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em Fortaleza. A iniciativa foi aprovada na última assembleia docente, realizada na segunda-feira (15), no Campus do Itaperi. “É fundamental continuar o estado de mobilização com plenárias online e sobretudo presenciais em todos os campi da UECE. Isso sem sombra de dúvidas foi o diferencial para construirmos o engajamento no ato do dia 12 [de abril], no Palácio da Abolição, que trouxe para Fortaleza gente de todos os campi”, avaliou.

Além do ato na Seplag no fim do mês, durante realização da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), a base decidiu de forma unânime pela manutenção do Estado de Greve com promoção de plenárias nos centros e faculdades e de campanha midiática para expor os problemas enfrentados na universidade. Por maioria, docentes também puseram fim ao indicativo de greve aprovado na última assembleia, no dia 5 de maio.

Durante as plenárias, a Diretoria da SINDUECE pretende lançar o dossiê "Reposição Já - A luta pela valorização do trabalho docente nas universidades estaduais do Ceará". Idealizada pelo Fórum das Três, a publicação integra um conjunto de materiais produzidos para reforçar a campanha salarial dos servidores estaduais e cobrar a recomposição dos vencimentos. De forma mais aprofundada, o material analisa as perdas acumuladas nos mandatos de Camilo Santana e Izolda Cela e propõe um plano de lutas a ser perseguido durante o governo de Elmano de Freitas.

As plenárias da próxima segunda (22) e terça (23) integram ainda a programação da Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do ANDES-SN, que acontece entre os dias 22 e 28 de maio. Este ano a semana tem como tema: "Em Defesa da Educação Pública: a luta por recomposição salarial e orçamento nas Universidades Estaduais e Municipais". Durante o período, as ações de mobilização por melhores salários, condições de trabalho e mais recursos serão intensificadas.