Voltar ao site

Vitória: 175 processos de convocação e nomeação são publicados no DOE

· Notícias

A entrada de novos docentes na Universidade Federal do Ceará (UECE) chega a um novo capítulo de vitória da luta coletiva. 175 convocações e nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e concretizam a chamada de profissionais aprovados no último concurso público. Nos dias 28 e 29 de abril, 13 nomes foram convocados para assumir vagas no Centro de Humanidades (CH) e, na noite desta quinta-feira (18), os 162 nomes restantes foram publicados. Os 19 processos estavam tramitando com a convocação e a nomeação de forma concomitante para acelerar as contratações e agora os docentes assumem para repor as vacâncias deixadas por aposentadoria, exoneração ou falecimento.

A convocação era aguardada com ansiedade pela Diretoria da SINDUECE, que há anos tem se dedicado a mobilizar a categoria na luta pela realização de concurso público para a universidade. "Tudo isso é fruto de muita luta do movimento sindical docente e do movimento estudantil. Cada etapa, desde a conquista das vagas, passando pela realização do concurso até a nomeação dos novos docentes, só aconteceu após muita pressão ao Governo do Estado e reivindicação da comunidade que constrói a UECE", ressaltou Nilson Cardoso, presidente da Seção Sindical. A conquista pede ainda atenção, já que profissionais para os novos cursos, segundo informações da Reitoria durante a última reunião realizada com a direção sindical, no dia 23 de fevereiro, devem começar a ser contratados somente a partir do próximo semestre.

O trâmite para concluir os processos de convocação e nomeação também foi acompanhado com apreensão pelos aprovados. Com o início do semestre letivo em março, a Diretoria da SINDUECE pressionou para que a gestão agilizasse as convocações, visto que várias disciplinas estavam prejudicadas. Após a promoção do certame, concluído no final de 2022, a homologação dos resultados finais para provimento de cargos de Professor Classe Assistente e de Professor Classe Adjunto do Quadro de Magistério Superior da UECE foi publicada no dia 3 de janeiro de 2023. Os 19 processos de convocação/nomeação percorreram a UECE a partir do dia 27 do mesmo mês na Uece, sendo encaminhados para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), depois para a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e recebidos no dia 30 de março pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A última etapa foi a passagem pela Casa Civil, que publicou o documento relativo às vagas do Centro de Humanidades em 28 e 29 de abril e os 18 processos restantes em 18 de maio.

De acordo com o último DOE, os 162 relacionados devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), no Campus do Itaperi, no prazo de até 30 dias a contar da publicação para tomar posse no respectivo cargo efetivo. A lista de documentos necessários para apresentação podem ser conferidos nos editais. Já a posse dos 13 professores do CH ocorreu na última quarta-feira (17), no Salão Nobre dos Conselhos Superiores do Sistema da UECE.

A SINDUECE saúda todos e todas desejando que em breve possam se somar à luta em defesa do serviço público e de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. A conquista do concurso e a efetivação da entrada de docentes para a reposição das vacâncias faz parte de uma histórica mobilização em defesa da UECE que não se encerra hoje. Portanto, bem-vindos/as à luta!

broken image