Voltar ao site

SINDUECE se manifesta acerca do concurso público da UECE para docentes efetivos/as

· Notas

A SINDUECE vem a público se manifestar sobre o concurso público realizado para seleção de docentes efetivos/as da instituição de acordo com os editais nº 11 e nº 12/2022 - FUNECE.

A Direção do Sindicato defende a licitude do certame e rejeita acusações generalizadas de falta de isonomia e impessoalidade na seleção. Cerca de 200 docentes efetivos/as da UECE participaram das bancas de seleção e o levantamento de suspeição sobre a atuação de todos/as é inadequado e prejudicial à reputação pessoal e da própria instituição. Contestações específicas são legítimas na condução de concursos públicos e devem ser feitas dentro do próprio processo recursal previsto pelos editais.

Como prática de não negar atendimento a todo/a e qualquer docente que procura o Sindicato, a assessoria jurídica da entidade atendeu ao pedido de reunião feito por três candidatas que participaram da seleção e têm ou tiveram vínculo temporário com a UECE. A assessoria jurídica da SINDUECE ouviu as falhas apontadas e fez orientações aos casos específicos. Uma vez que a SINDUECE é a seção sindical que representa docentes da Universidade Estadual do Ceará, tanto efetivos/as quanto substitutos/as e temporários/as, sua assessoria jurídica não poderia representar o grupo de candidatos/as em nenhuma ação judicial.

broken image