Voltar ao site

UECE recebe Seminário Estado e Educação do ANDES-SN entre 10 e 12 de março

· Notícias

O Campus do Itaperi recebe entre os dias 10 e 12 de março a VII edição do Seminário Estado e Educação, promovido pelo ANDES - Sindicato Nacional. A expectativa é reunir em Fortaleza cerca de 150 pessoas de todo o país para o evento que tem como tema central “O projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?”. As inscrições podem ser feitas até sábado (4), por meio do link: https://forms.gle/rvFAExv7FQSCsxVw8.

broken image

Organizado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), este é um seminário nacional realizado a cada ano, mas que desde o início da pandemia não havia sido promovido. "Esse é um espaço fundamental para nós que a SINDUECE está recebendo neste ano", afirmou Sâmbara Francelino, primeira vice-presidenta da Regional NE 1 do Sindicato Nacional. "É um momento muito significativo sobretudo pelo desafio para Educação. Em que pese a derrota do Bolsonaro, a gente sabe que as medidas para a Educação que nos esperam não são muito animadoras, inclusive pelo tratamento ao serviço público", explicou.

O Seminário tem início na tarde de sexta-feira (10) com o painel "Reforma do Ensino Médio", com participação do presidente da SINDUECE, professor Nilson Cardoso, e da professora Cláudia Piccinini (UFRJ). A primeira programação acontece às 14h, no auditório do Nupeinsc (em frente à Biblioteca Central). Às 18h é realizada a abertura do Seminário, desta vez no auditório da Reitoria, seguida pela mesa "O projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?", com a presença do professor Justino de Sousa Junior (UFC) e da professora Ana Carolina Galvão (UFES).

No sábado (11), toda as atividades ocorrem no auditório da Reitoria. A partir das 9h, o debate "Defesa das cotas – 10 anos da Política de Cotas" conta com o professor Cleber Vieira (Unifesp) e a professora Giselle Maria (IFRS). Às 11h15, a professora Luisa Colombo (Colégio Pedro II/RJ) e o professor Fernando Lacerda (UFG) iniciam a discussão sobre "Militarização e a ofensiva neoliberal nas escolas". Às 15h, acontece a última mesa, intitulada "EaD, Plataformização, ERE, Ensino Híbrido", que recebe as professoras Amanda Moreira (UERJ) e Michele Schultz (USP). Para encerrar o dia está prevista uma atividade cultural.

No domingo (12), grupos de trabalho se reúnem nas salas do andar térreo do Bloco I, de 9h às 11h, a fim de discutir as temáticas abordadas no encontro. Depois, retornam ao auditório da Reitoria para a plenária de encerramento.

O VII Seminário Estado e Educação é uma iniciativa do ANDES-Sindicato Nacional com apoio da SINDUECE e da Regional Nordeste 1 do ANDES. Devido à situação sanitária, só poderão participar docentes vacinados. O uso da máscara faz-se necessário em todos os espaços.

Mais informações: Secretaria da SINDUECE - (85) 3077-0058 / WhatsApp: 99969-0108