Voltar ao site

Movimentos de mulheres convocam para ato no 8 de março, na Praça do Ferreira, em Fortaleza

· Notícias

As manifestações que marcam o 8 de março fazem parte do calendário do lutas do movimento de mulheres do Ceará. Em Fortaleza, o Dia Internacional da Mulher terá programação no Centro, a partir das 14h, com cortejo, panfletagem e ato político de encerramento na Praça do Ferreira. Neste ano, o ato está sendo convocado "Pela vida das mulheres! Democracia, territórios e direitos. Contra a fome, a violência, o racismo e sem anistia para golpistas!".

broken image

O fim da violência contra a mulher continua sendo uma das pautas prioritárias das organizações feministas que lideraram a organização do ato de 8 de março deste ano. Isso porque, de acordo com levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o mês de janeiro de 2023 foi considerado um dos mais violentos paras as mulheres cearenses nos últimos seis anos, com 25 homicídios e sete feminicídios.

Os dados de feminicídio superaram fevereiro de 2022, com seis crimes desta natureza registrados. O segundo mês do ano passado era considerado até então o mais violento desde 2018, ano em que esta tipificação começou a ser monitorada mensalmente pelo Painel Dinâmico da SSPDS. De acordo com o mesmo levantamento, a SSPDS contabilizou a morte de 272 mulheres no Ceará em 2022. Destes casos, pelo menos 28 foram registrados como feminicídio.

Participe!

8M Ceará em Fortaleza: “Pela vida das mulheres! Democracia, territórios e direitos - Contra a fome, a violência, o racismo e sem anistia para golpistas!”

Local: Praça do Ferreira, em Fortaleza

Programação

14h – Acolhida

16h – Cortejo pela ruas do Centro e panfletagem

17h30 – Ato Político com representações de mulheres e atividades culturais de mulheres

 Texto com trechos de Tarcísio Aquino/CUT-CE.