• Forjado nas lutas em defesa da educação

    A Sinduece é a Seção Sindical do ANDES-SN dos docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que surgiu em 2002 para combater os graves problemas estruturais que a universidade foi relegada pelos sucessivos governos cearenses. Além disso, a Uece passava por administrações autoritárias e submissas aos ditames do gestor estadual de plantão, fato que ameaçava completamente sua autonomia. Neste contexto, um grupo de professores começou a se reunir e discutir a criação de uma organização que expressasse a ânsia de mudança bem como se tornasse em um instrumento para congregar e organizar os docentes de maneira autônoma e combativa.

     

    Nesses anos de atuação, a Sinduece consolidou-se como importante instrumento de luta e alcançou muitas vitórias, advindas, em primeiro lugar, da organização dos docentes em torno da entidade, mas também da unidade com o movimento estudantil e com o movimento docente de outras Instituições de Ensino Superior do nosso Estado. Muitas conquistas fazem parte da galeria da luta da Sinduece como o concurso para professor efetivo realizado em 2005 fruto da organização e da unidade política da categoria com diversos segmentos; o acúmulo político e organizativo conquistados pelas greves de 2006, 2007 e 2008 e a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) resultante de árdua luta em 2008. No final do ano de 2013 e inicio de 2014, mais uma vez a Sinduece foi um dos protagonistas na luta em defesa da Uece ao organizar uma greve histórica pela autonomia da universidade, por concurso público para professor efetivo, por mais verbas para a assistência estudantil, pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Servidores Técnico-Administrativos das 3 universidades estaduais cearenses (UECE, URCA, UVA) e por melhorias profundas nas unidades da Uece no interior do Estado.

     

    Atualmente, a Sinduece conta com nove membros em sua diretoria que, junto aos colaboradores e associados, continuam firmes na mesma esperança de construir cotidianamente a Universidade Publica, Gratuita e referenciada socialmente.

    Diretoria do SINDUECE

    Mandato 2021/2023

     

    Presidenta

    Virgínia Márcia Assunção Viana - CESA
     

    Vice-presidente

    Raquel Dias Araújo – CED

     

    Secretário Geral

    Sandra Maria Gadelha de Carvalho – FAFIDAM

     

    1ª Secretário

    Patrícia Limaverde Nascimento – CCS

     

    Tesoureiro Geral

    André Lima Sousa – FACEDI

     

    1ª Tesoureiro

    Lúcia Helena de Brito – FAFIDAM

     

    Diretor de Relações Intersindicais

    Alexandre Araújo Costa – CCT

     

    1ª Suplente

    Maria Márcia Melo de Castro Martins – FECLI

     

    2ª Suplente

    Jaqueline Rabelo de Lima – FAEC

     

    Todos os Posts
    ×