Voltar ao site

Assembleia docente aprova contas de 2021 e escolhe representação para 14º Conad Extraordinário

· Notícias

Docentes presentes na assembleia ordinária realizada nesta segunda-feira (31) aprovaram as contas da SINDUECE referentes ao ano passado e escolheram a delegação que irá representar a entidade no 14º Conad Extraordinário. O encontro aconteceu no auditório do prédio do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC), no Campus do Itaperi, e além das duas pautas principais compartilhou informes sobre a atuação do movimento sindical docente.

broken image

Conforme previsto no estatuto da SINDUECE, depois de apreciadas pelo Conselho Fiscal, as contas da entidade referentes às receitas e aos gastos em 2021 foram apresentadas à categoria. A aprovação dos documentos se deu por aclamação. Na sequência, foi iniciado o debate referente ao 14º Conad Extraordinário, que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília (DF), com o tema único: "CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central".

A vice-presidenta da SINDUECE, Raquel Dias, apresentou o texto 8 "Balanço da filiação do ANDES-SN à CSP-Conlutas", de autoria da Diretoria do ANDES-SN, e o professor Frederico Costa expôs os pontos do texto 15, do qual é signatário, com o título "Até quando faremos balanço da filiação do ANDES-SN à Conlutas? Pela imediata desfiliação!". Ambos estão disponíveis no caderno de textos que pode ser acessado aqui.

Para Virgínia Assunção, presidenta da SINDUECE, o apoio da CSP-Conlutas foi muito importante durante a pandemia nos movimentos de questionamento ao governo Bolsonaro, inclusive na convocação de atos de rua quando as medidas de contenção ao avanço do vírus ainda estavam rígidas. As diferenças com a entidade, entretanto, se tornaram insustentáveis para a continuidade da filiação. "Agora estamos mais maduros para propor isso. O CONAD não será deliberativo, mas é o momento de aprofundar o debate para preparar a decisão, que será feita no próximo congresso". O 41º Congresso do ANDES-SN ocorrerá em Rio Branco (AC), em fevereiro de 2023.

Ao fim do debate, por aclamação, Virgínia Assunção foi escolhida para representar a SINDUECE em Brasília como delegada, Raquel Dias será suplente e observadora e o professor Eudes Baima será observador do evento.

Por fim, informes foram compartilhados sobre a Ação Civil Pública que a seção sindical deve apresentar para questionar a decisão do Governo do Estado de não pagar os retroativos referentes ao ano de 2021 em processos de desenvolvimento da carreira; a campanha salarial e o acampamento de nove noites no Palácio da Abolição e o problema da metodologia aplicada para reserva de vagas para ações afirmativas nos concursos das universidades estaduais.