Voltar ao site

Assembleia docente elege representação para o 40o Congresso do ANDES-SN

· Notícias

Assembleia docente da SINDUECE elegeu, na última quarta-feira (23), representantes para o 40º Congresso do ANDES-SN, que será realizado de forma presencial entre 27 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS). Ao todo, 74 docentes se credenciaram na assembleia e 69 votaram, resultando em 79,7% dos votos para chapa 1 e 20,3% para a chapa 2. Veja a composição ao fim.

broken image

A assembleia foi aberta com a saudação de Virgínia Assunção, presidenta da SINDUECE, que apresentou a pauta e propôs a forma de eleição por proporcionalidade de chapas. Ela explicou ainda como se dará o Congresso Nacional do ANDES-SN, que depois de dois anos de pandemia volta a ser realizado presencialmente. Segundo ela, para resguardar a saúde dos participantes, muitos protocolos sanitários estão sendo estabelecidos, como cobrança de comprovante de vacinação e de apresentação de testes PCR com até 72 horas antes da entrada no Congresso. "Com a possibilidade de contaminação, a proposta da Diretoria é que os observadores eleitos também sejam suplentes. O que foi colocado é a possibilidade de a SINDUECE levar até oito pessoas, sendo cinco delegados e três observadores-suplentes", defendeu.

Com consenso da plenária em relação ao regime de votação, as teses que compõem o Caderno de Textos foram apresentadas por seus signatários. Sâmbara Francelino foi a primeira inscrita para apresentar o “Texto 1 – Conjuntura e Movimento Docente - Diretoria do ANDES-SN”. Na sequência,  Nilson Cardoso e Jaqueline Rabelo expuseram os pontos do “Texto 4 – Fora Bolsonaro! Revogar as contrarreformas! Reajuste salarial e recomposição orçamentária! Retorno presencial com segurança!”. Em seguida, Raquel Dias defendeu o “Texto 13 – Unidade para derrotar o neofascismo e avançar na defesa dos direitos sociais e dos serviços públicos!”. E, por fim, Eudes Baima apresentou o “Texto 14 – Na crise sem precedentes, que lugar o ANDES-SN deve ocupar?”.

A comissão que representará a Seção Sindical do ANDES na UECE será composta por três delegados da chapa 1 (Jaqueline Rabelo, Sandra Gadelha e Nilson Cardoso), um delegado da chapa 2 (Eudes Baima) e dois observadores-suplentes da chapa 1 (Pedro Costa Jr. e Alexandre Araújo Costa). Soma-se a esse grupo a delegada da Diretoria, a presidenta da SINDUECE (Virgínia Assunção), tendo a vice-presidente (Raquel Dias) como suplente.

Daniele Queiroga e Niágara Cunha, representantes da SINDURCA e da SINDUVA respectivamente, também participaram do espaço para saudar colegas e fortalecer o Fórum das Três. Pelo ANDES-SN, falaram Zuleide Queiroz, segunda vice-presidente da Diretoria Nacional, e Sâmbara Francelino, vice-presidente da Regional Nordeste I.