Voltar ao site

Portaria oficializa participação da SINDUECE no GT Acadêmico

· Notícias

A SINDUECE garantiu dois assentos no Grupo de Trabalho que terá o objetivo de coordenar as ações de retorno das aulas presenciais na UECE. A formalização foi feita por meio da publicação da Portaria nº 113/2022, no último dia 7. O GT foi originalmente criado em maio de 2020 com intuito de discutir políticas e ações no âmbito acadêmico diante das consequências da pandemia de Covid-19 para o calendário letivo.

Com a previsão de retomada das atividades presenciais a partir do semestre 2022.1, indicado para iniciar em 7 de março, a participação da SINDUECE no GT visa garantir as condições sanitárias discutidas e encaminhadas pela categoria durante a assembleia docente de 24 de janeiro. Entre as medidas discutidas por professoras e professores está a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação para frequentar as aulas, a disponibilização pela Administração Superior da Universidade de máscaras do tipo N95 ou PFF2 para funcionários e estudantes e a reorganização ou realização de reformas de espaços físicos a partir das demandas de cada campus.

 No esforço de garantir as medidas de segurança para o retorno presencial, a Diretoria da SINDUECE participou no dia 18 de janeiro de reunião com representantes da Secretaria da Saúde do Estado. Na ocasião, a professora Jaqueline Rabelo ressaltou a importância de que as condições para o retorno presencial dos trabalhos nas universidades localizadas no Estado sejam pensadas em conjunto com a equipe do  Executivo estadual. "Nós enfatizamos que precisamos de um decreto do governo do estado que autorize escolas e universidades a solicitar e exigir o passaporte da vacina. Da forma como isso está hoje pode ser deliberado no âmbito dos nossos conselhos? Pode. Mas como não há um regulamento legal dessa exigência no âmbito estadual nem federal, essas  pessoas podem recorrer na Justiça e gerar um monte de problemas para a instituição", destacou.

Na sequência, a SINDUECE discutiu o tema com a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, em audiência na manhã do dia 21 de janeiro. No mesmo dia, pela tarde, o assunto foi tratato com o Conselho de Representantes da seção sindical, antecipando o debate que também seria levado para a primeira assembleia docente do ano, feita no dia 24 de janeiro. A discussão sobre as condições da Universidade para o retorno das atividades presenciais tem sido feita pela base da SINDUECE desde o ano passado, tendo a Diretoria da entidade promovido dois ciclos  de plenárias online, entre julho e agosto de 2021, com docentes e discentes de todos os centros e as faculdades da UECE existentes no Estado. 

broken image