Voltar ao site

SINDUECE conclui ciclo de plenárias do Estado de Greve e convoca base para ato por reposição salarial

· Notícias

A Diretoria da SINDUECE concluiu nesta quarta-feira (5) o primeiro ciclo de plenárias para mobilização do Estado de Greve com atividades em todos os centros e faculdades da Universidade Estadual do Ceará no interior. A meta é garantir a presença massiva de docentes e estudantes no ato que será realizado por entidades que compõem o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) no próximo dia 12, às 8h, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a fim de cobrar do Governo do Estado a recomposição salarial.

broken image

O Dia Unificado de Luta Pela Reposição Salarial foi deliberado durante reunião do Fuaspec, ocorrida nesta quarta-feira (6), na Fundação Sintaf. Segundo Cardoso, a SINDUECE está se organizando junto ao Fórum das Três, que congrega as três seções sindicais do ANDES-SN no Ceará mais a Regional Nordeste I do mesmo sindicato, para garantir a presença de docentes do interior no ato que será realizado na capital. Por isso, professores dos campi do interior devem entrar em contato com integrantes do Conselho de Representantes para verificar possibilidade de traslado para participar da manifestação em Fortaleza.

Para o professor Nilson Cardoso, presidente da SINDUECE, o esforço tem valido a pena, visto que a discussão proposta tem ganhado apoio da categoria. "A gente percebeu muita disposição das pessoas a aderirem a esse movimento, do Estado de Greve, inclusive para recrudescer caso seja necessário irmos para uma greve de fato. É do interior que surge a ideia de paralisação do dia 12 e que veio se consolidando centro a centro a partir do debate", avaliou. Segundo ele, é fundamental o engajamento dos docentes para a construção de um ato unificado pela reposição salarial, junto a outras categorias de servidores estaduais, convocado para o dia 12 de abril. “Com a resposta positiva do ANDES-SN para acesso ao recurso do Fundo Único, as articulações já começaram e é possível que tenhamos um ou dois ônibus vindos de Quixadá, Iguatu, Limoeiro, Crateús, Taúa e Itapipoca. Então imaginamos que teremos no ato ampla participação dos colegas do interior e agora é hora mobilizar também os colegas dos cursos da capital", enfatizou.

broken image

Com o mote "Se você não se mobilizar, seu salário vai acabar", a nova fase da campanha salarial foi iniciada pela SINDUECE com plenária na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), na noite de quarta-feira (29/03). No dia seguinte foi a vez de debater com os docentes da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, pela manhã, e com professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, durante a noite. Na semana seguinte, na terça-feira (04/04), foi a vez da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) receber o debate proposto pela SINDUECE. Na quarta (05/04), pela manhã, a Diretoria sindical esteve no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), em Tauá, e à noite, na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Cerca de 150 pessoas participaram do ciclo de atividades.