Voltar ao site

SINDUECE participa junto ao FUASPEC de rodada da MENP na Seplag

· Notícias

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) reuniu-se na manhã de quinta-feira (22) com o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), secretário Ronaldo Borges, a fim de discutir a campanha salarial 2023 na Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp). A SINDUECE, representada por Virgínia Assunção, bem como a Regional NE 1 do ANDES-SN, representada por Sâmbara Ribeiro, participaram ao lado de outras 34 entidades representativas que compõem o FUASPEC. Na ocasião foi apresentado estudo referente ao período de 2014 até 1° semestre do ano corrente, que detalha perdas salariais de 36,65%.

broken image

O fazendário Lúcio Maia, autor da pesquisa, apresentou a execução orçamentária do Estado entre os meses de janeiro a junho de 2022. Entre receitas e despesas o Ceará tem superávit de 2,04 bilhões de reais. À frente desses números, Maia propôs parcelamento da recomposição salarial em três vezes: 15% no mês de janeiro, 15% em maio e 6,65% no mês de setembro, mas Borges afirmou que é preocupante este novo cenário de queda na arrecadação.

A declaração do gestor sobre a falta de garantia para a recomposição das perdas inflacionárias desagradou as lideranças, todavia, a mensagem foi corrigida e Borges disse que, "havendo melhoria na previsão de receita o Estado poderá estudar um percentual de reposição salarial", concluiu. Eliene Uchoa, coordenadora-geral do Fuaspec, requereu que a proposta seja socializada, em nova reunião, quando sair o relatório do último quadrimestre econômico, antes de ser enviada para análise da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 Texto da ascom do FUASPEC com edição e acréscimo nosso.