Voltar ao site

SINDUECE realiza em Fortaleza atividades da Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes, que acontece entre 23 e 27 de maio

· Notícias

Começa hoje a Semana de Lutas do Setor das IEES/IMES de 2022, que acontece entre os dias 23 e 27 de maio. Durante a semana, o ANDES-SN lança a campanha em defesa das Universidades Estaduais e Municipais, aprovada durante o seu 40º Congresso, com o tema: “Universidade Estatais e Municipais, quem conhece, defende!”. O objetivo dos encontros é descentralizar as ações, permitindo que cada seção sindical construa suas iniciativas nos Estados e Municípios.

A campanha pretende destacar o pioneirismo das IEES/IMES em pautas como políticas de cotas e em pesquisas voltadas às necessidades locais e regionais. Além de continuar denunciando sobre o projeto de desfinanciamento das IEES/IMES, ataques às carreiras e travamento de progressões e promoções, operado pelos governadores e prefeitos.

No Ceará, a SINDUECE integra a programação com atividades presenciais e remotas que tem como finalidade chamar atenção da comunidade acadêmica e da sociedade civil para os ataques mais recentes às universidades estaduais do Ceará. Deliberadas na última assembleia docente, realizada no dia 20 de maio, as ações visam denunciar os efeitos do remanejamento dos cargos da carreira docente e da retirada da dedicação exclusiva do concurso público.

Durante a programação em Fortaleza, a SINDUECE lança o Dossiê Concurso e Carreira Docente na UECE, que reúne dados, documentos, normas e datas relevantes para historicizar o contexto que envolve o lançamento dos editais do concurso para docentes efetivos/as. O objetivo é explicitar as contradições do processo, que tem de um lado a luta docente e discente como principal motor desde a fundação da Universidade e de outro a operacionalização sem transparência e abertura daqueles que sentam nas cadeiras da Administração Superior e do Executivo.

Confira a programação:

broken image

SEG 23/05, 18h: Live de lançamento com participação do presidente em exercício do ANDES-SN Milton Pinheiro, e os(as) diretores/as Rosineide Freitas; Sâmbara Ribeiro; Alexandro Carvalho; Edmilson Silva e Luiz Blume (Facebook da SINDUECE / Youtube do ANDES-SN).

TER 24/05: Divulgação dos vídeos da campanha (redes sociais).

QUA 25/05: Lançamento do episódio de podcast sobre Financeirização dos Regimes Próprios de Previdência Social nos Estados, com Sara Granemann (tocadores de áudio) / FORTALEZA - 15h: Ato em defesa da Rádio Universitária (Benfica)

QUI 26/05, 19h: Painel virtual das Lutas Atuais do Setor das IEES/IMES (Instagram do ANDES-SN) / FORTALEZA - 10h: Aula pública na UECE (Campus do Itaperi / Youtube da SINDUECE) / 15h: Reunião com Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (Palácio do Abolição)

SEX 27/05: Divulgação dos vídeos da campanha (redes sociais) / 18h: SINDUECE participa de live "Instituições Estaduais de Ensino Superior: concurso, carreira e salário docente" da Regional NE I do ANDES-SN (Youtube da SINDUECE)